novembro 06, 2016

Outono nos Alpes

 Ainda agora chegamos de férias e houve amigos a perguntar (como vai haver sempre!!): então e para quando o regresso?! Regresso, achas? Para quê! É sempre a nossa resposta..
A nossa casa é onde está o nosso coração e isso é bem verdade!
Nós adoramos viver aqui, ao inicio é sempre difícil ( e as saudades são o pior!) mas depois de termos trabalho e começarmos a ter rotinas e a fazer amigos as coisas começam a correr melhor.
Já vão fazer 2 anos desde que moramos na Suiça (o tempo voa, realmente!) e continuamos a estar deslumbrados pela beleza desta terra!
Acho que ajuda morar numa aldeia típica alpina, onde toda a gente se conhece e há cumprimentos matinais e crianças pequenas a irem sozinhas para a escola.
Os suiços não são conhecidos pela simpatia e realmente há pessoas carrancudas mas também as há em Portugal. Eu tenho cá para mim que se falarmos alemão (aqui nesta zona há um dialeto alemão, que é indecifrável! ou melhor, se ouvirmos com atenção e eles falarem devagar até não é assim tão difícil) as pessoas aceitam-nos melhor. Isso e fazer parte ativa da sociedade, participando em atividades da escola dos miúdos (se for o caso), ou nos bombeiros, no futebol, etc..
No nosso caso, eu falo alemão (estou orgulhosa de mim, que até já vou a entrevistas e só falo alemão!!), o meu marido já se desenrasca muitíssimo bem e o miúdo nem se fala.. Tem uma hora todos os dias de introdução ao alemão (só para estrangeiros) na pré-escola e tudo o resto é sempre e só em alemão.. e eu sou uma mãe babada porque a professora já me disse que ele fala muito bem e percebe 95% do que ela diz e pede para fazerem.

Mas para terem uma ideia da beleza dos alpes no outono aqui ficam umas fotos:




3 comentários:

Eu gosto de conversar mas conversar sozinha não tem graça por isso venham lá esses comentários :)